6.5.10

O Sanduíche a La Perfeição ou Saduíche divino de cogumelos

Terça-feira fui convidada para um pequeno jantar na casa do meu amigo Rafael, onde outro amigo dele ia cozinhar para nós, a coisa prometia: sanduíche de cogumelos portobello e escondidinho. Nada de mais aparentemente, pensei. Chegando lá averigüei a cozinha e conferi que realmente Rafael não estava de brincadeira – só pecou por não me dar nenhum petisquinho de entrada, (fica a dica, Rafa).

A tortuosa espera valeu mais do que a pena, valeu cada segundo e cada mordida naquele suculento sanduíche feito no pão francês mais fresco e crocante que comi nos últimos tempos. Depois de tomar algumas caipirinhas de cachaça mineira com cupuaçu e laranja lima, de autoria de Rafa, eis que sou convocada a participar do processo de preparo da delicinha.

A principio não precisa entupir o pão de cogumelos, alguns mais parrudos já marcam presença. Depois de tirar os talos e posicioná-los de barriga pra baixo, deve-se recheá-los com uma pasta feita de manteiga, alho, dedo de moça, picadinha, cominho e, acredito, uma pitada de sal. A mistura é muito simples e é pra dar o tom ao prato, não precisa besuntar todo o cogumelo com grandes bolotas de pasta de manteiga; na sequência, colocar o refratário no forno quente. Como sempre, pré-aquecido a 180 graus. Os cogumelos devem ficar assando até que a carne esteja cozida e macia ao toque, mas não muito macia, o gostoso do portobello é ter alguma resistência ao morder.

Passados aproximadamente 25 minutos, os cogumelos deverão estar pronto. Basta abrir o pão francês e colocar algumas chapeletas, junto aos cogumelos, colocar folhas de rúculas, as orgânicas de preferência, que são pequenas e bem picantes, colocar também, cebolinhas bem picadas. Pra quem gosta de um pouco de umidade no próprio pão, pode passar mais um pouco da manteiga no miolo.

Logo na primeira mordida, os sabores todos explodem na boca, as folhas e o pão ressonam crocantemente – licença poética aqui- entre os dentes e contrastam com a maciez suculenta dos cogumelos. Eu nunca havia usado cebolinha como uma guarnição verde em nada, pra mim, foi uma absoluta surpresa e deleite. O prato não precisa de mais nada que um par de bons de amigos e uma boa musica, ele por si só já é um pop star.

Um comentário:

Miki disse...

hummm me pareceu delicioso~!