26.5.10

Suspiro de Maçã assada e Coalhada

O titulo engana, não será uma receita do verdadeiro suspiro, aquele de clara de ovos, o suspiro é porque é leve e gostoso. Esse prato pode ser comido tanto na sobremesa quanto naqueles dias em que estamos sentindo falta de um calor maternal ou do colo do amado.

Pode-se usar o yougurte de supermercado, mas eu ainda prefiro a coalhada caseira feita com leite gordo ( sem o coagulante, por favor, que deixa uma textura grossa e gelatinosa). Passo a receita depois.

Primeiro escolha umas boas maçãs, de preferência maduras, pode ser a da Mônica também caso esteja em dúvida sobre qual comprar. Eu faço com a Fuji, que é grande, suculenta e doce.

Antes de colocar as maçãs no forno, com uma faca de legumes – aquela pequena,- ou um “furador” de maçãs, corte ao redor do talo, na vertical, (atenção para não perfurar completamente) criando um cilindro pra dentro dela. Ali, iremos colocar um pouco de mel ou açúcar. Tem quem goste com canela também.

Depois de fazer o furinho nela e ter acrescentado o mel, levar ao forno quente ( entre 180 e 200 graus) por mais ou menos 40 minutos. Deve ser tempo suficiente para que ela cozinhe.

Depois é só colocar um pouco de coalhada na cumbuca e a maçã no meio, sendo banhada pela coalhada. Sirva quente.

Uma dica: pra quem gosta de bolo caseiro tipo os feito de yogurte, uma fatia bem quentinha também orna com este prato. Delícia pura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que delicia de blog :)