19.5.10

O Ovo Frito que eu nunca fiz pro meu Pai

Tem muita gente que não come ovo frito porque acha que não é saudável. Do meu ponto de vista, tudo é saudável, contanto que se coma na medida. Estar feliz é melhor do que ficar deprimido por não comer aquela delicinha que você viu na vitrine de um bar. Não precisa comer ovos fritos todos os dias, nem hambúrguer e nem tabletes inteiros de chocolate. Porém indulgencias fazem parte da vida, e temos que estar preparados para elas.

Existe um método de grelhar no qual não é usado nenhum tipo de gordura, normalmente, esta técnica é aplicada para se grelhar proteínas, como o fatídico peito de frango das dietas insossas. Neste caso é usado gotas de água para criar vapor e cozinhar o alimento. É basicamente uma economia de calorias. Como sou viciada em ovos, e quando morei em Madrid, por causa do frio e da saudade, eu comia ovos quase que diariamente, resolvi aplicar esta técnica no meu fritinho de todos os dias.

Meu pai sempre reclama que eu nunca fritei nem um ovo pra ele, além disso, reclama q não consegue mais perder a barriga. Então esta receita, eu dedico a ele.

Se você não tiver uma boa panela de teflon, nem tente fazer este ovo, como não vai gordura, ele pode grudar inteiro no fundo da panela. Porém em qualquer supermercado é possível comprar uma frigideira para ovos, não precisar ser a cara.

O ovo frito é feito em dois tempos: Primeiro a panela deve estar infernalmente quente, fogo médio pra alto pra criar o calor, quando perceber a quentura, quebrar o ovo e imediatamente em seguida tampar e baixar a chama para branda. Deixe tampada por aproximadamente 1 minuto.

Neste meio tempo irá se criar um vapor que vai cozinhar o ovo, com o calor da frigideira é criado uma pequena crosta na base do ovo que permite que ele não grude na panela. Por isso deve baixar o fogo, para que essa crosta na queime e não endureça muito.

Eu prefiro ele bem molinho, se quiser mais duro, deixe o fogo sempre brando até o ponto desejado.

Nenhum comentário: