19.5.10

Camarão Romântico ao Leite de Coco Cremoso

Chamar este prato de romântico faz jus a sua sutileza. Na verdade, ele nasceu de um erro, ou ajuste, de uma outra receita, que no fim deu lugar a esta. Romântico porque é suave, despretensioso, sutil e alegre. Uma oferenda ao paladar e aos comensais. Aqui, este prato serve bem, mas não empanturra 3 ou 4 pessoas. Acompanha o arroz no chá, a receita ta aqui, no blog mesmo!

Camarão com leite de coco é uma receita pra lá de manjada. Mas dá pra tornar ela ainda mais gostosa, transformando o leite de coco em um creme. Pra 500 gramas de camarão pequeno e descascado eu usei 2 vidros de leite de coco, da Sococo mesmo. Tente comprar o camarão fresco ao invés do congelado, este segundo as vezes retém muito mais água e demora mais para cozinhar.

Primeiro refogue numa panela uma cebola e umas duas cabeças de alho com azeite, tempo suficiente para que a cebola fique transparente no meio e muito levemente dourada nas bordas. Depois que fizer este breve refogado, acrescente o leite de coco, sal e no meu caso, o fabuloso curry indiano, e deixe levantar fervura. Aqui, o fogo dever ser sempre medio. Não queremos que o leite ferva, mas borbulhe e reduza aos poucos.

Pois bem, depois de 10 minutos acrescente os camarões. Na receita original, mais 10 minutos bastariam para cozinhar o camarão, porém, o tempo se mostrou insuficiente, conforme fui deixando o camarão cozinhar, o leite de coco foi reduzindo consideravelmente, até se tornar um creme aguado, dá pra entender? A textura é de um velute, um creminho. Pelo fato do camarão ser cozido e não refogado, fica com a impressão de que está cru, mas não, ao paladar deve estar com gosto de camarão leve e a textura de cozido, apesar da carne não ficar laranja. As vezes um ajuste de sal se faz necessário.

Sirva com arroz ou couscous marroquino, sem grandes temperos. O sabor adocicado do coco deve predominar a cena. Vinho branco ou um chá gelado pra beber.

Nenhum comentário: