7.5.10

Café da manhã pra dois

O café da manhã é a refeição mais importante pra mim. Meu corpo só começa a funcionar depois da primeira xícara de café. Durante a semana sigo com o trio básico café com leite – pão com manteiga – suco de frutas. Mas nos fins de semana, a preguiça desses dias nos permite algumas indulgências. Estando a dois, fica ainda mais gostoso e romântico compartilhar uma bom café com algumas gostosuras e travessias.

Tomates Recheados

O tomate já é por si só uma fruta suficientemente sexy de se comer, recheado com um bom curry indiano é uma prova de amor. Basta retirar o seu tampo com cuidado e com uma colher cavar o seu interior, aproveitando tudo, cada semente. É bom colocar um pouco de sal e curry nas paredes do tomate e deixá-lo com a abertura para baixo, drenando um pouco a água. A polpa que foi retirada deve ser misturada com um pouco de farinha de pão torrado, pra dar uma certa consistência de massa. Um pouco de alho picado, pimenta do reino e curry . Essa mistura deve ser aquecida até começar a exalar perfume. Depois é só rechear os tomates, colocá-los num refratário e mandar para o forno, o suficiente para que o tomate esteja com as paredes tenras, em media, 15 minutos no forno alto. Para que ele fique em pé, corte, com cuidado para não furar o fundo, uma base.

Para acompanhar os tomates, ovos. Gosto muito de ovo quente, com palitos de pão italiano torrado, mas acho ainda mais gostoso as torradas espanholas.

Torradas Espanholas

Este prato me acompanhou a vida inteira, primeiro minha mãe sempre fazia pra mim nos cafés da manhã de domingo e depois me tornei viciada neste prato, o segredo é fazer as torradas firmes, isto pode ser feito tanto na torradeira ou então como faço, na frigideira, com manteiga.

Primeiro é preciso furar o pão de forma com um copo ou algo que tenha o formato redondo, fazendo um olho no centro do pão. A frigideira tem que ter tamanho suficiente para que ele caiba pois primeiro vamos fritá-lo com manteiga. Ela já deve estar derretida , não se preocupe se um dos lados do pão absorver quase toda a manteiga, a frigideira ainda fica untada e bem quente, de modo que será possível torrar os dois lados. Não se esqueça de torrar também a parte extraída.

Quando os dois lados estiverem firmes e dourados, pegue um pedaço de manteiga, do tamanho de uma colher de sobremesa e jogue no centro do pão, ela vai derreter bem rápido, mas antes que ela escorra pelas bordas, quebre o ovo neste buraco, abaixe o fogo e use uma tampa pra criar vapor e cozinhar o ovo. Eu prefiro com a gema bem mole. Aos poucos o ovo vai cozinhar, fique atento para que não fique queimado por baixo, em media 5 minutos é o suficiente. Antes de servir coloque uma pitada de sal e pimenta do reino, a pimenta calabresa também fica bem gostosa.

É uma gostosura perfurar aquela gema mole com a tampinha de pão e depois, ir comendo aos poucos o resto do pão com o ovo. Tente em uma garfada colocar um pouco do pão torradinho, molhado na gema e uma mordida do tomate recheado. Sublime.

Outra opção para quem não curte o tomate recheado, é fritar na frigideira com azeite, fatias bem grossas de tomate com algumas gotas de molho inglês, sal e pimenta calabresa. Este também acompanha bem as torradas espanholas.

Um comentário:

Unknown disse...

Tou gostando do estilo!!!