20.6.11

O Frango Assado Desmistificado


Vocês pensam que eu manjo muito de cozinha, mas a verdade é que não manjo. É isso ai, de chef de cozinha eu não tenho nada, não cresci na cozinha da minha avó, não aprendi a cozinhar quando ainda estava nas fraldas e bem...Meus pais não tem um restaurante. Não, não tem. E pasmem, ainda não sei fazer arroz.

Aprendi a cozinhar na marra, pra preencher meus fins de semanas com amigos e bagunça. Na minha casa, a gente come de tudo.  E todo dia é um desafio novo: como fazer uma carne? E o macarrão ( levei anos para aprender o ponto al dente). Cozinhar é batalha grandiosa, sangrenta, suculenta e divertida. Para alguns. Os verdadeiros guerreiros da cozinha, são aqueles que não temem um fogão pequeno, uma panela velha, porque as francesas são caras, a faca sem fio - que sempre corta tudo, em riste!

As vezes, os livros de receita são compreensíveis, as vezes, parecem que foram escritos pelos apóstolos de cristo e só transcendendo muito para compreender as complicadas peripécias...

E por isso eu tenho o como me lo como. Pra defender a cozinha de todos, a minha pelo menos. Uma cozinha pequena, daquelas sem luxos, que queima o dedo e a panela.

Então assumo mais uma coisa: Ontem, eu fiz o meu primeiro frango assado. Sim! Eu consegui! E aqui, com vocês, irei desmistificar a maravilhosa odisséia do Frango Assado. Porque durante 27 anos da minha vida, achei que frango assado só se comia na casa dos outros.

Peguem seus cadernos, apontem o lápis e vamos lá!



Primeira coisa: O Frango e todo o resto

Já pré-aqueça o forno a 220 graus.

Se você tiver tempo e paciência, compre um frango novo, bem gostoso, com a pele toda macia e clarinha, se não, vai no super e compre ele com aquelas embalagens, só cuidado: Se o frango tiver marcas de ' escaras', como se fossem machucados na pele, escolha outro! Todo mundo sabe que esses bichos tem uma condição meio sinistra de vida, e esses machucados significam que foram bem judiados.

Um frango de 2 kilos. Não tenha medo, ele não é tão grande assim e vai caber no seu forno.

Compre também um kilo de batata, aipo, manteiga, bacon da sadia em cubos, limão tahiti, um vinho branco pra beber e ervinhas finas se quiser.

Em casa, lave o bichano bem, por dentro e por fora, seque com um papel toalha . Passe uma buchinha na pele se precisar, pra tirar a pele mais mortinha de cima. Agora, muito cuidadosamente, introduza sua mão entre a pele e a carne do frango, você sentirá que a pele é bem resistente, então conte com isso e com delicadeza e firmeza, vá soltando a pele da carne, criando vãos no corpo da ave. Enfie os dedos perto das asas, das coxas... é feio e bonito ao  mesmo tempo. Tudo soltinho? Lave mais uma vez entre as peles pra tirar aquela gominha, seque de novo e por ora, reserve ele.















A Mistura:

A verdadeira mistura do frango é mais chique que a minha, a receita do Jamie Oliver, pede limão siciliano e presunto cru. Eu usei limão tahiti mesmo e bacon! Acontece que o limão siciliano nosso não chega aos pés do europeu e deixa a comida meio amarga e com gosto de poeira.

Tire a casca desse um limão com um cortador ou com a faca mesmo, pique ela bem pequena e reserve. Pegue 120 gramas de manteiga, já amolecida, junte com as cascas do limão, acrescente o bacon ( que vai estar já picadinho porque é aquele da Sadia, do potinho), eu sugiro acrescentar sal também e umas ervinhas tipo tomilho ou rosemary. Misture tudo até ficar uma pasta macia, reserve.

O Besuntamento

A parte mais sexy de todas,  pegue a sua manteiga, pegue seu frango e agora, encha a mão com a mistura e passe por dentro dele, entre a pele e a carne, coloque pedaços da mistura no frangos, esfregue por dentro das asas e das coxas, enfim, besunte-o. Ao final, passe também pelo 'oco' do corpo dele um tanto e pela pele por fora. Agora, pegue o limão que foi descascado, corte em quatro e introduza nele.

Só não falar pra dar um beijinho....

Assadeira e forno por 25 minutos.



Entre Atos:

Corte as batatas em cubos médios e cozinhe com sal por 10 minutos, só pra deixar ela mais macia,  tire da água e reserve. Corte também o aipo.

25 minutos depois...

Olhe para o seu frango, aquela manteiguinha toda ta derretida e o cheiro deve estar de mais....

Tire ele para fora do forno e com cuidado, coloque as batatas em volta e o aipo. Se tiver afim, faça uma cama das batatas e coloque o frango por cima. Como? Você vai descobrir com o seus próprios utensilhos.... Com uma colher, misture as batatas na gordura do frango.
Assadeira e mais 45 minutos. No meio disso tudo, uns 25 min depois, vale a pena com um garfo, furar a pele dele que vai estar meio crocante, furo por todos os lados, a manteiga que estava dentro vai escorrer pra fora e deixar tudo mais gostoso ainda.

Primeiros 25
Indo para os 45....






45 minutos depois...

Dá uma olhada, ele tá coradinho e crocante? As batatas estão com aquela aparência de crocância melada? Então tá pronto!

Deixe o frango descansar por 10 minutos no refratário que irá servir, enquanto isso, coloque a assadeira em cima do fogão, acrescente um tanto de vinho branco e deixe o molho reduzir um pouco, sirva a parte.


Arroz, farofa, banana frita...enfim, os acompanhamentos vai do humor da cozinheira!

Agora sim, mande um beijinho....

Posição do Frango Fugido...

Nenhum comentário: