8.6.11

Jantar de fibra

Ou como aproveitar a sua feira do dia.

Fui no mercado de pinheiros na segunda feira, e tive um treco. Sai comprando tudo que eu vi pela frente, de grãos secos, a frutas secas, de vegetais na promoção - sacolinhas a 1 real- a linguicinha caseira de porco (confesso que não foi a melhor compra)

Chegando em casa e com a geladeira completamente lotada de comida, tive que começar a agilizar algum preparo, antes que o formigão começasse a achar que eu sofro de alguma doença obsessivo compulsiva.

Pensando num jantar mais light, mas não muito porque ando ansiosa, decidi fazer os bolinhos de lentilha fritos, mini berinjelas recheadas e queijo Paneer - minha mais nova paixão depois dos sorvetes caseiros.

Bora lá:

Paneer:

Você já pensou que fazer queijo seria a coisa mais fácil do mundo? Então acredite, esse queijo fica pronto em 5 minutos, yes, 5 minutos. Para tanto, 2 litros de leite e uma taça de vinho de vinagre de vinho branco.

Ferva o leite, retire do fogo, acrescente o vinagre e mexa.

O leite irá coalhar rapidamente. Com um pano fino , eu usei aquele de cozinha listradinhos de laranja, coa o soro, coloque o queijo num potinho e esprema ele pra que fique no formato do pote. Guarde na geladeira ou não.

Eu acrescentei no bolinho de lentilha e no prato. Existem alguns molhos para se comer o paneer, mas eu ainda não pesquisei.


Bolinhos de Lentilha com molho de yogurte:


Cozinhe um copo de lentilha e quando estiver pronta, reserve.
Pegue um chumaço legal de coentro e pique bem picadinho, 1/4 de cebola, sal, pimenta e temperos afins.

No liquidificador bata as lentilhas sem água e a cebola, coloque num bowl e misture farelo de trigo ( oi?? é farelo, vamos dizer que eu esqueci de comprar a farinha de rosca), um ovo inteiro e um pouco de farinha branca, acrescente agora um pouco do seu Paneer. A consistência tem que ficar que nem bolinho de arroz, meio mole mas não desmanchando.
Óleo na frigideira, use uma colher para fazer as quenelles e coloque gentilmente no óleo para fritar.


O Molho

1/2 copo de yogurte
1/2 dedo de moça cortada rusticamente aka quase de qualquer jeito pra ficar com pedaços grande e suculentos
sal
azeite

Misture tudo e leve a mesa com os bolinhos.

Berinjelinhas recheadas

Elas são uma fofura, um charme só e ainda podem ser comidas inteiras, em grandes mordidas suculentas...

Com uma colher, retire o miolo das pequenas, deixando somente o barquinho das cascas, nelas, passe um tantico de sal e deixe de ponta cabeça num papel toalha para tirar o excesso de água.

Para o refogado da berinjela usaremos: 2 ovos cozidos, um punhado de azeitonas, farelo de trigo (poisé...), 2 pedaços dos tomates pelados de lata e um pouco de seu caldo, 1/2 cebola.

Refogue classicamente : miolo das berinjelas, cebolas, molho de tomate com os pedaços, as azeitonas bem picadas e os ovos idem. Deu o ponto? Acrescente um pouco de farelo para que a mistura tenha consistência. Recheie os barquinhos que já devem estar limpos do excesso de sal, queijo por cima para gratinar e forno até ficar com aquela cara de crocância...

Finalize com um filminho e um chá bem gostoso.

Nenhum comentário: