23.7.10

Pra derreter o coração: Ovos Benédictinés.

Essa receita de ovos é mais do que um gracejo para o brunch, o ovo poché tem mais de uma razão para estar entre os meus métodos de preparo preferidos. Pela fato de ser cozido somente em água com vinagre e sal ou num caldo leve, o ovo preserva todo o sabor, e quando perfurada a clara, a gema brilha, amarela, doce e viscosa, sangrando pelo prato.
Os ovos benédictinés tradicional é acompanhado de lombo e o molho holandaise. Mas você pode preparar somente o ovo poche e servir num leito de espinafres refogados, dentro de uma sopa nutritiva, ou deixar ele como uma pérola sozinho numa torrada bem feita.

Fora isso, todo e qualquer acompanhando com este ovo deve ser pensado com carinho, sempre leve, amistoso, pouco sal.

Seguimos com a receita.

Para o ovo poche é necessário uma panela com água a 95 graus ( pré fervura, shimmering, como preferir o nome), um punhado de sal e uma boa borrifada de vinagre na água. Quando a água voltar ao ponto de pré fervura, quebre o ovo numa concha e com cuidado submirja ele nessa água, por aproximadamente 2 minutos, retire e reserve num bowl com água fria para deter a cocção.

Se você busca aventura, então tente desta forma: Use uma panela funda, tipo para macarrão e a mesma solução de sal e vinagre, faça um redemoinho com uma colher e com muito mais cuidado e rapidez, jogue o ovo no centro deste redemoinho, a clara vai envolver a gema e formar uma pérola. Fica lindo, maravilhosamente lindo. Tire com uma escumadeira e reserve num bowl com água fria para deter a cocção.

Prepare uma torrada bem gostosa – aqui cabe o estilo de cada um – passe um pouco de maionese e coloque duas fatias de Salmão defumado, sobre o Salmão o ovo e sobre o ovo o molho.

Para acompanhar vale verduras refogadas, tomate fritinho ou assado.



Nenhum comentário: