6.7.10

Namorado Assado. O peixe, claro.

Sai para comprar anchovas, mas acabei voltando com um namorado, peixe de água salgada e que se encontra em quase todo o litoral brasileiro, muito saboroso e possui uma gordura delicada, bom pra assar.

A minha primeira descoberta ao fazer esta receita foi que no meu forno não cabe um peixe de 2,5 kilos e tive que brigar sozinha contra a natureza da física e fazer dois objetos ocuparem o mesmo espaço – no caso três: assadeira, peixe e forno.

A minha segunda descoberta foi saber temperar o peixe de uma outra forma que não uma marinada de azeite e ervas e passar por todo o peixe. A técnica é simples, basta usar uma faca afiada e fazer pequeno furos transversais no corpo do peixe e lá ir colocando as ervas, eu coloquei manjericão e louro, por dentro do peixe eu ainda coloquei algumas fatias de limão. Pode-se colocar as ervas que quiser, o gosto não fica tão acentuado como na marinada e o design fica super bonito pra ir a mesa.

Depois de embelezar o peixe, uma generosa camada de sal grosso cobre o fundo da assadeira, e depois que coloca-lo, uma segunda camada por cima, cobrindo toda a sua extensão. Tem pessoas que acham que o sal grosso vai salgar o peixe, na verdade, o sal cria uma camada protetora, deixando ele mais pra cozido do que para assado.

Deixe de 40 minutos a 1 hora, dependendo do forno.

Ao retirado o peixe, com delicadeza bata na camada de sal, que agora vai estar bem dura e solte aos poucos os seus pedaços, depois de desencapar o peixe, leve a mesa e sirva.

Desta vez, os vegetais ao curry foram o acompanhamento.

Nenhum comentário: