30.4.10

Peixe estufado com limão

Eu sou possuída por um dilema terrível: mesmo comendo todos os tipos de carne, eu ainda fico impressionada quando compro animais que ainda possuem suas cabeças porque, é neste momento, que percebo a minha natureza. O mais comum de todos é o peixe. Com aqueles olhos vítreos e a boca aberta, alguns com línguas maiores que as outras, ainda tenho certo receio de tocá-los com vontade – como a cozinheira na casa de um amigo, em recife, que colocou a sua língua nas guelras do peixe para testar o seu frescor.

Mantendo as devidas proporções de terror psicológico, o peixe pra mim é o tipo da carne que deve se manter imaculada. Nada de molhos extravagantes, caldos saturados de sabor, capas duras e crocantes das milanesas de restaurante – salva a da minha avó. Cada peixe, a sua sentença, alguns ficam melhores assados, como a anchova, o namorado. Outros no vapor, mostram o seu potencial completo, como o Saint Peter. Atum pra mim deve estar super cru por dentro e o Salmão, tanto no alumínio como grelhado, se bem molhadinho, é um peixe de um sabor incomparável.

Para os mais puristas, bom mesmo é peixe com gosto de peixe. Esta receita, na verdade, nem chega a ser uma receita, é só uma forma de preparo que , de tão simples, é o must. O peixe aqui sugerido é o anchova, pra mim, a anchova ou até a sardinha, por terem um gosto forte com um fundo de sal de mar, são muito saborosas e podem ser feitas tanto na brasa direto na grelha, como envoltas no sal, dentro de um envelope de alumínio ou assadas no forno.

Dê preferência aos peixes frescos, sempre. Uns 40 minutos antes de colocar ele na brasa ou de preparar em qualquer outro método que falei aqui, faça uma marinada farta de azeite, bastante alho picado, uma pitada de sal e outros temperos mais que achar necessário – tentando sempre à simplicidade. Besunte o peixe nesta mistura e reserve. Fatie limões suficientes para cobrir toda a extensão interna do peixe. Folhas de louro. Um pouco de sal. Minutos antes de colocar na brasa, forre as entranhas com os limões e as folhas de louro. Cuidado somente para não exagerar na mão do louro, esta erva é muito forte e pode predominar no sabor.

Se o peixe for feito direto na grelha, use um pincel ou um chumaço de salsinha para ir salpicando a carne com a mistura restante da marinada, se for fechada no alumínio, o peixe irá demorar mais, é um pouco complicado, mas se faz necessário verificar de tempos em tempos a carne. Se passar do ponto, fica seca, dura e totalmente sem graça.

Coma bem quentinho, se sobrar para o dia seguinte, uma vinagrete e um vinho branco serão as companhias perfeitas.

Nenhum comentário: