27.4.10

O Macarrão que virou Ovo mexido


O MOLHO

A receita foi feita na casa do namorado, num desses dias que a geladeira sopra, triste, seus ventos gelados. Na gaveta de vegetais, tímida e escondida, uma bandeja de abobrinhas. Sem pensar duas vezes, foram fatiadas em grossas fatias. Dentro do armário, lotado de cereais, encontrei uma lata de tomate italiano pelado. O bom e velho pelati quebra todos os galhos tantos nos dias inspirados quantos nos preguiçosos dias sem inspiração. Deixemos ele reduzindo com sal e algum punhado de alho refogado, até se tornar um molho grosso. Aliás, o alho, será usado fartamente, em todas as etapas. Faltou mencionar os cogumelos, champignon, também fatiados.

Enquanto o molho de tomate fica reduzindo numa panela, as abobrinhas deverão ser refogadas, mas o segredo está ai. Não queremos um monte de abobrinha nadando em sua água dentro da frigideira, e sim que elas queimem suas bordas, caramelizando suavemente, trazendo toda a delicadeza escondida neste legume. Portanto, frigideira bem quente, um punhado de alho, um tanto de abobrinhas... Repita isso até que a porção acabe. Com os cogumelos, o processo será o mesmo, porém, será refogado na manteiga. Aprendi naquele filme Julia e Julie que os cogumelos também devem ser refogados aos poucos, para que fiquem dourados.

Um molho para macarrão pode ter gosto de tudo e de nada. É sempre uma incógnita quando tentamos desbravar os sabores. O tomate é sempre pungente e pode roubar toda a alegria de qualquer outra coisa que ouse mesclar-se a ele. Abobrinhas e cogumelos em geral podem se tornar coadjuvantes sem a menor relevância. É por isso que, ao refogar todos os ingredientes separados, damos uma chance para que eles também revelem seus sabores e até suas peculiaridades.

Quando o molho de tomate já estiver grosso o suficiente, acrescentar as abobrinhas, os cogumelos vão somente por cima, para que se possa provar um pouco da sua delicadeza logo no começo.
O macarrão fica a escolha do casal.

DAY AFTER

Seguindo a mesma premissa de que nem sequer passamos no supermercado, já acordei pensando tristemente que teria que sair para comprar um pão, um leite... Novamente consultei a cavernosa geladeira e lá encontrei ovos, uma barra de manteiga, um pedaço de queijo gruyère do século passado e....um resto do molho de ontem.

Ovo mexido é algo que não exige muita explicação. Aproveitei aquele resto de molho, cheio de pedaços de abobrinhas marinadas no tomate, refoguei com manteiga até o perfume começar a se soltar. Misturei a isto os ovos levemente batidos, quando tudo começou a encorpar, no fim, acrescentei o queijo ralado. Pão torrado e quentinho no forno, café ( não saímos para comprar o leite, mesmo.) e pronto. Minha missão de domingo estava completa.

Nenhum comentário: