28.4.10

Arroz exótico no Chá, para impressionar

O arroz está presente em praticamente todas as refeições dos brasileiros, quase sempre, o branco, apenas salgado e refogado, serve como acompanhamento. Na forma de risoto, é o prato principal, no mexidão da noite com ovos e o que tiver na geladeira, serve como argamassa, muitas vezes extremamente saborosa.

Do arroz convencional, aprendi a gostar. De pequena eu só comia o integral, da fazendo do meu avô, que vinha em grandes sacos de estopa bege, cheio de besourinhos, pelo de bichos, terra e pedrinhas. Minha mãe o fazia na panela de barro. O sabor do arroz integral, da fazenda, é insubstituível. Comprei uma panela de barro e tentei reproduzir o feito. Não deu, o arroz integral de saquinho é insosso, não tem o sabor terroso e subversivo do arroz da fazenda, a minha panela de barro, não foi devidamente curada por anos de uso, e bem, não tinha minha mãe do lado pra fazê-lo pra mim enquanto fico lendo e tomando chá no sofá.

Não gostando do arroz branco e tampouco do arroz sem graça de saquinho, não me dei por satisfeita. Convidei alguns amigos para comer um camarão no leite de coco, mas dai veio o dilema: e o arroz? Sirvo o branco? Com cara e gosto de nada? O integral não combina com o adocicado do coco. Tendo ao meu alcance somente as opções acima, me lembrei que um professor uma vez me disse que cozinhar o arroz no chá dava caldo. Procurei o melhor chá que tinha, no caso uma mistura para Chai, o chá indiano com especiarias. Na sua mistura, tudo de bom: pimenta rosa, pimenta do reino, cardamomo, chá preto, gengibre, cravo, canela... Uma miríade delicada, um turbilhão de perfumes, era o que eu precisava para animar o meu cardápio.

Pra fazer este arroz, use uma panela funda de macarrão. Encha a panela por completo e quando a água ferver, faça uma infusão forte com o chá, como aqui não estamos pensando nas propriedades curativas , pode jogar a mistura, sem dó, na água fervente. Quando perceber que está suficientemente forte, jogue o arroz. Sim, faremos o arroz como se faz macarrão. Muito mais simples, os grãos ficam soltos e gordinhos. Espere o tempo de cozimento, você terá que provar de quando em quando o grão, o que deve dar em media uns 20 minutos, no máximo, dependendo da qualidade do arroz que for comprar. Nos minutos finais, salgue um pouco a água. Como os sabores são muito sutis, seus convidados se sensibilizarão ao perceber as pequenas nuances de sabores e perfumes do arroz. Para acompanhar, faça um prato leve, para complementar e não ofuscar.

Nenhum comentário: