Aproveitar integralmente é preciso, e quem acha que casca é lixo, está muito enganado. Mas daí você me pergunta, se tem casca na receita, cadê o resto da manga? Tá num chutney, que será a próxima receita, ou então, pode estar numa salada, na sobremesa...
A questão aqui levantada é mais do que simplesmente fazer uma receita exótica para agradar aos amigos, mas entender que podemos e devemos ver com outros olhos todas aquelas partes que jogamos fora dos alimentos, essa filosofia toda também vai ficar pra outro post.
Vamos agora ao que interessa.
Essa salada de arroz 7 grãos é deliciosa por vários motivos: é fresca, saborosa, crocante e o molho blueberry além de dar uma tonalidade roxa é também de um sabor sexy, sabor cosmopolita, de festa com gente bonita e música boa. Vale servir só, como entrada e fria, ou acompanhando uma proteína suave como carne de porco ou peixe.
Quem não gosta de arroz 7 grãos, pode usar outro, só o selvagem ou integral, o arroz branco não fica tão bacana porque a receita exige um sabor mais acentuado.
Para uma receita, use um pacote de arroz 7 grãos (500gramas). Para cozinhar, siga as instruções do pacote. Assim que o arroz estiver pronto, acrescente a casca de 4 mangas, picada em cubinhos e o peito de peru, aproximadamente 150 gramas. Reserve.
O molho blueberry.
Para fazer o molho de blueberry, compre uma caixinha daquelas prontas no supermercado. Normalmente a blueberry ( nos estates) é doce, mas aqui, devido ao solo, ela tem um sabor mais terroso, adstringente, levemente ácido, que combina perfeitamente com as misturas de grãos da salada, e a casca da manga.
Continuemos. Amasse grosseiramente as blueberries, deixando alguns pedaços maiores e coloque na panela;junte uma cabeça de alho picado, 4 colheres de açúcar e um fio de azeite. No fogo brando, mexa até o açúcar derreter e formar uma calda leve, quase rala. Quando estiver pronta, misture à salada e corrija o sal.
Foto: André Mantelli |
Nenhum comentário:
Postar um comentário