28.9.10

O.ovo.













Gosto de todos.
Gosto do gosto do ovo
quando gruda no meu lábio superior
e mela, com a gema
a goma no meu paladar.

Mole, quente,
duro, frio
na salada, no molho
na páscoa, pintado no cesto.

Gosto do seu jeito quieto
discreto na geladeira
me esperando de manhã
para ser comido.

Gosto de quebrar sua casca
e ver os pedaços estilhaçados
incorretos na borda.
Tão certo, o ovo é tão correto
na sua forma.

É tão sublime, por dentro
e por fora.
Da casca, da clara, da gema,
poderia para cada um fazer
um poema.

E quando quebra, que dor
no coração.

Queria poder cristalizá-lo no tempo
pendurá-lo no teto, em cima da cama
e ficar vendo ele translúcido,
ver a gema trêmula ao toque
ver a clara boiando, encostando na casca.

É tão simples e por isso é sublime.
Porque também fui um ovo
e dentro de mim os tenho aos montes
fomos todos gemas e claras
nutritivas, ovo-gente.

O ovo,
foi a primeira idéia do mundo
e se eu pudesse
seria enterrada, ainda quente
no ventre mais belo de todos.




Um comentário:

DrooDroo disse...

zoiudo tão criticado tão amado tão enigmatico, comido, esmagado, desfacelado. Sua historia é um ciclo louco nem o começo nem o fim nem criador nem criatura.
Gosto quente de manha mexido em dias nublados, flor de sal pimenta, gemam mole e vindo no galope do do escalope a cavalo.
Mas agora gosto tambem em poesia...